UFC -
Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
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Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Aula 03 -
Atividades Portfólio e Chat - Análise dos 5 Pilares de Paulo
Freire para a Comunicação
Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Márcia Machado Marinho
Data: 11/11/2012
Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Márcia Machado Marinho
Data: 11/11/2012
ü
Análise
dos cinco pilares e vínculos dos pressupostos com a realidade em EaD:
Vimos na aula 3 os cinco pilares de Paulo Freire: Amor, Humildade, Fé
nos homens, Esperança e Pensar crítico. Vamos falar um pouco sobre:
AMOR
Freire acredita que devemos trabalhar nossa prática pedagógica com amor
aos educandos. Ele enfatiza a importancia de palavras como: diálogo, coragem e compromisso. Ele
considera que o amor fundamenta o diálogo, mas o que o mantém aberto é a coragem e o
compromisso, como n caso da EaD, o envio de mensagens de incentivo, comentários do tutor em fóruns, feedback de portfolios,
troca de vivências etc.
HUMILDADE
Se colocar no lugar do outro é ter humildade, e quando se trata da EaD, temos que fazer isso frequentemente, por exemplo,
quando ponderamos as dificuldade de acesso á internet ou de
locomoção ao pólo por parte de alguns alunos. Segundo David e Castro Filho
(2009), em EaD, o sentimento de humildade se traduz na redefinição do papel de professor e aluno
onde, não é função do tutor dificultar o processo de aprendizado mas também não
é de adotar todas as facilitações, pois assim como ficaria a qualidade do
profissional formado nesta concepção?
FÉ NOS HOMENS
Como disse Freire é preciso ter fé no homem fortalecendo a concepção
de que o mesmo é capaz de fazer e refazer tudo a que se propuser. Na EaD
podemos fazer isso, enviando mensagens de incentivo, mostrando o caminho certo
a seguir para alcançar objetivos determinados.
ESPERANÇA
Este pressuposto não pode ser entendido como um sentimento de
comodidade, é preciso ter esperança mas com luta, e no caso da EaD constatamos
essa esperança em cada obstáculo superado por nossos alunos, como chegar ao
pólo, acessar internet de forma efetiva etc.
PENSAR CRÍTICO
Freire diz que se não há um pensamento verdadeiro, não existe diálogo,
e na EaD, esse pensar deve se fazer presente nas atividades de portfolio, nos
fóruns, enfim, em todas as atividades da modalidade, de forma crítica e
interacionista, promovendo debates bem interessantes e enriquecedores.
Podemos dizer que os pressupostos são interdependentes na EaD, é fácil
visulaizar isso quando mantemos um diálogo com nosso aluno, nos colocando em
seu lugar, não perdendo a fé nele e também,
buscando despertar no mesmo um pensar crítico pouco desenvolvido.
ü
Como
posso dialogar se alieno a ignorância, ou seja, se vejo a ignorancia sempre no
outro e nunca em mim?
Como o próprio Paulo Freire diz, sem humildade, não há diálogo,
portanto, é preciso reconhecer nossas falhas para tentar superá-las. Essa é uma
característica que não encontramos em todas as pessoas, não é fácil ser humilde num mundo tão competitivo como o de
hoje. Acredito que temos que ter humildade em aceitar críticas (construtivas)
de profissionais mais experientes, deixando o diálogo fluir mais naturalmente.
ü
Você já
aplica os pressupostos de Paulo Freire em sua prática pedagógica na EaD?
Com certeza já aplico, a humildade, a fé no homem, o amor, bem, uso um
pouco de cada um destes pressupostos, sem demagogia, acredito num perfil
humanista, sem excessos, é claro!
ü
Durante a
leitura desta aula você lembrou algum exemplo que envolva um dos elementos da
dialogicidade? Qual?
Lembrei sim de alguns exemplos mas, gostaria de relatar um em
especial: durante um curso de extensão que atuei como tutora me deparei com uma
aluna que hora ou outra queria abandonar o curso mas, por ter conhecido um pouco sua realidade
mais de perto, pude ajudá-la a seguir até o fim, incentivando, estimulando,
enfim, foi um resultado muito proveitoso até a apresentação de seu projeto! Sua
luta com um filho dependente químico continua mas, ela é muito grata por não
ter desistido dela. Isso não tem preço!
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