segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Os 5 Pilares de Paulo Freire e a EaD



UFC - Universidade Federal do Ceará
                Instituto UFC Virtual
                Pró-Reitoria de Pós-Graduação
                Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
                Divisão de Planejamento e Ensino
                Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
                Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
             
Aula 03 - Atividades Portfólio e Chat - Análise dos 5 Pilares de Paulo Freire para a Comunicação
                Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire
                Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
                Cursista: Márcia Machado Marinho
                Data: 11/11/2012

ü  Análise dos cinco pilares e vínculos dos pressupostos com a realidade em EaD:

Vimos na aula 3 os cinco pilares de Paulo Freire: Amor, Humildade, Fé nos homens, Esperança e Pensar crítico. Vamos falar um pouco sobre:
AMOR
Freire acredita que devemos trabalhar nossa prática pedagógica com amor aos educandos. Ele enfatiza a importancia de  palavras  como: diálogo, coragem e compromisso. Ele considera que o amor fundamenta o diálogo,  mas o que o mantém aberto é a coragem e o compromisso, como n caso da EaD, o envio de mensagens de incentivo,  comentários do tutor em fóruns, feedback de portfolios, troca de vivências  etc.
HUMILDADE
Se colocar no lugar do outro é ter humildade,  e quando se trata da EaD, temos  que fazer isso frequentemente, por exemplo, quando  ponderamos as  dificuldade de acesso á internet ou de locomoção ao pólo por parte de alguns alunos. Segundo David e Castro Filho (2009),  em EaD,  o sentimento de humildade se traduz  na redefinição do papel de professor e aluno onde, não é função do tutor dificultar o processo de aprendizado mas também não é de adotar todas as facilitações, pois assim como ficaria a qualidade do profissional formado nesta concepção?
FÉ NOS HOMENS
Como disse Freire é preciso ter fé no homem fortalecendo a concepção de que o mesmo é capaz de fazer e refazer tudo a que se propuser. Na EaD podemos fazer isso, enviando mensagens de incentivo, mostrando o caminho certo a seguir para alcançar objetivos determinados.
ESPERANÇA
Este pressuposto não pode ser entendido como um sentimento de comodidade, é preciso ter esperança mas com luta, e no caso da EaD constatamos essa esperança em cada obstáculo superado por nossos alunos, como chegar ao pólo, acessar internet de forma efetiva etc.
PENSAR CRÍTICO
Freire diz que se não há um pensamento verdadeiro, não existe diálogo, e na EaD, esse pensar deve se fazer presente nas atividades de portfolio, nos fóruns, enfim, em todas as atividades da modalidade, de forma crítica e interacionista, promovendo debates bem interessantes e enriquecedores.

Podemos dizer que os pressupostos são interdependentes na EaD, é fácil visulaizar isso quando mantemos um diálogo com nosso aluno, nos colocando em seu lugar, não perdendo a fé nele e também,  buscando despertar no mesmo um pensar crítico pouco desenvolvido.

ü  Como posso dialogar se alieno a ignorância, ou seja, se vejo a ignorancia sempre no outro e nunca em mim?
Como o próprio Paulo Freire diz, sem humildade, não há diálogo, portanto, é preciso reconhecer nossas falhas para tentar superá-las. Essa é uma característica que não encontramos em todas as  pessoas, não é fácil ser  humilde num mundo tão competitivo como o de hoje. Acredito que temos que ter humildade em aceitar críticas (construtivas) de profissionais mais experientes, deixando  o diálogo fluir mais naturalmente.

ü  Você já aplica os pressupostos de Paulo Freire em sua prática pedagógica na EaD?
Com certeza já aplico, a humildade, a fé no homem, o amor, bem, uso um pouco de cada um destes pressupostos, sem demagogia, acredito num perfil humanista, sem excessos, é claro!

ü  Durante a leitura desta aula você lembrou algum exemplo que envolva um dos elementos da dialogicidade? Qual?
Lembrei sim de alguns exemplos mas, gostaria de relatar um em especial: durante um curso de extensão que atuei como tutora me deparei com uma aluna que hora ou outra queria abandonar o curso  mas, por ter conhecido um pouco sua realidade mais de perto, pude ajudá-la a seguir até o fim, incentivando, estimulando, enfim, foi um resultado muito proveitoso até a apresentação de seu projeto! Sua luta com um filho dependente químico continua mas, ela é muito grata por não ter desistido dela. Isso não tem preço!

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