Respondendo ás perguntas da aula 01:
a) Já parei para pensar em minhas ações docentes e posso dizer que faço isso com frequencia, me preocupo com o bom aproveitamento de todos!
b) Apenas registros fotográficos e em depoimentos em alguns cursos, nada por escrito.
c) Eu posso dizer que sou um exemplo vivo da importancia em se registrar o que acontece ou deverá acontecer no dia-a-dia, só funciono com anotações, acredito que, pelo stress ou corre-corre, se não tiver planejado no papel, acabo esquecendo de algumas coisas.
d) Como já citei em outra postagem, tive experiencia como tutora em curso de graduação e de extensão, e posso dizer que tive uma maior dificuldade em manter contato com os alunos do curso de extensão (todos são professores de escolas publicas), houve uma evasão significativa. Os alunos da graduação (das turmas que participei) buscaram bem mais entrar em contato comigo, buscavam ajuda mais frequentemente que os alunos do curso de extensão.
e) acredito que agiria um pouco diferente mas, é uma suposição, pois na realidade tem um monte de sentimentos e comportamentos incutidos nesta situação, sou de me dedicar no que faço, mas já passei por situações em que me doei totalmente e devido à decepções e frustrações, no ultimo mês de trabalho, apenas desempenhei minha função, cumpri todas as obrigações mas não com o mesmo entusiasmo.
f) Adorei o video do carpinteiro porque ele passa uma filosofia que adoto rotineiramente em minha vida " o que não quero para mim, procuro não fazer com os outros", não é fácil mas, quem me conhece sabe que trabalho muito o lado humano das pessoas, o que nem sempre é fácil mas, não consigo ser diferente. Trabalho muito a empatia, procuro me colocar no lugar dos outros, claro que de forma saudável e coerente, algumas pessoas confundem isso com ingenuidade e acabam ultrapassando os limites, isso já aconteceu com alunos destes cursos que atuei como tutora.
g) acredito que o tutor deva planejar, conhecer o perfil da turma, propor novas atividades ou praticas pedagogicas para estimular o aprendizado, avaliar o desempenho da turma durante todo o curso, dar feedbeck frequente aos alunos, estimul-alos através de mensagens etc.
h)
- antes do inicio da disciplina: conhecer todo o conteudo do material didatico e propor praticas pedagogicas que direcionem melhor o aprendizado; deve conhecer os participantes da turma e também obter informações do pólo que irá atuar, conhecendo um pouco da estrutura, recursos disponiveis etc.
- durante a disciplina no fórum: incentivar a participação e interação dos alunos, direcionar o andamento do mesmo.
- durante a disciplina em mensagens: lembrá-los regularmente dos prazos das atividades, dar feedeback de atuação (foruns, chat, portfolio etc) através de mensagens individuais, explicitar critérios de avaliação.
- final da disciplina: divulgar resultados com feedbacks individuais e coletivos; enviar mensagens de congratulaçoes e agradecimentos pela participação.
Abraços,
Marcia Marinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário